sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A PEDAGOGIA QUE ACREDITAMOS E QUE SE CONSTRÓI

“[...] a educação acontece dentro e fora da escola, independente da vontade humana”.(BRANDÃO)


No século passado, a Pedagogia viveu períodos de oscilações na sociedade. Oscilava entre ser cuidadora da infância e entre ser agente proclamadora de mudança social. Havia os que afirmavam ser ela uma área de conhecimento confusa, incerta. Desconheciam seus propósitos e princípios frente à sociedade e à educação. Indagavam sobre o fazer da Pedagogia. Outros a compreendiam como “viola” a ser tocada somente na última hora do sufoco educacional e social. Assim, a Pedagogia tentou sobreviver e lutou para firmar seu papel na sociedade do conhecimento e da informação.
Neste novo século, ela ressurge no seio social forte e necessário para o desenvolvimento de uma nação, de povos e de continentes. Isso contribui para que o profissional que exerce a Pedagogia seja ator e protagonista dos diferentes espaços educativos, refazendo seu processo histórico na perspectiva de torná-la capaz de se fazer presente no mundo globalizado, reafirmando-a como área de conhecimento imprescindível ao desenvolvimento social. Negar a importância da presença de um profissional da Pedagogia em todos os níveis e instâncias da sociedade organizada como um todo é, sem dúvida, um pensamento equivocado sobre a importância da educação para o desenvolvimento por que a educação sempre foi a matriz do desenvolvimento na história das civilizações.
Nesse sentido, as perspectivas da educação, já firmadas por Gadotti(2000), indicam que as categorias para se pensar o futuro sinalizam para ações de cidadania, de planetaridade, de sustentabilidade, de virtualidade, de globalização, de transdisciplinaridade e de dialogicidade da própria dialética. Sob tais perspectivas novos desafios educacionais emergem, entre eles, o multiculturalismo, a realidade sociopolítca, a integração de nações, a colaboração e a pluralidade de meios à formação humana nas empresas, nas organizações socais e comunitárias.
Por todas essas razões, a Pedagogia da URI/Campus de Erechim vem trabalhando para uma educação integral, humana e permanente de seus acadêmicos ao destacar, em suas programações anuais, situações de aprendizagem que envolvem práticas de educação de gênero, educação comunitária, educação do campo, educação de jovens e adultos, educação hospitalar, educação de jogos, lazer e recreação, educação multicultural, educação à formação humana, além de experiências de socialização, estudos e pesquisa. Dessa forma, contribui para que os egressos do curso de Pedagogia da URI/Campus de Erechim possam atuar na sociedade como protagonistas e agentes de mudança seja nos cursos de mestrados e doutorados reconhecidos nacionalmente, seja como coordenadores de área de recursos humanos, pedagógicos ou de docência.
Considerando que a Pedagogia se constrói tendo como base o “instituído para tornar-se instituinte”(Gadotti, 2000), o curso “[...] é resultado de um processo de desenvolvimento de suas próprias contradições”, pois, “para entender o futuro, é preciso revisitar o passado”(Ibid,2000).
Os estudos que vimos realizando salientam que o perfil dos egressos do curso de Pedagogia da URI/Campus de Erechim constitui-se de criatividade, dinamismo, inquietude, ousadia, reflexão, criticidade, solidariedade, responsabilidade e comprometimento, uma vez que os pedagogos primam pelas relações humanas, com olhar sobre as diferentes teorias filosóficas, sociológicas, históricas, antropológicas e didático-pedagógicas, o que nos leva a afirmar que somos e podemos ser construtores de uma nova sociedade.

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