terça-feira, 16 de março de 2010

Fundamentos Teórico-Metodológicos à Educação dos Afrodescendentes

RESUMO

Fundamentos Teórico-Metodológicos à Educação dos Afrodescendentes

ORTH, Mara Rúbia Bispo[1]; SINGOR, Caroline[2]
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Campus de Erechim


O projeto de extensão denominado “fundamentos teórico-metodológico à educação dos afrodescendentes”, faz parte do Programa de Integração da Universidade com a Educação Básica(PIEB), do Departamento de Ciências Humanas, Curso de Pedagogia, de Extensão Universitária da URI.O projeto tem como meta a realização de assessoria pedagógica no que diz respeito à educação continuada enquanto “processo de qualificação profissional (educação continuada-educação permanente) de caráter seqüencial e planejada a médio e longo prazo, articulada ao processo de trabalho profissional. Visa ressignificar práticas didático-pedagógicas em escolas de ensino fundamental da rede pública de ensino visando a implementação da lei Nº 10.639/04 e seus respectivos pareceres. Dessa maneira trabalha para refletir sobre a História e a Cultura afro-brasileira e História da África, busca diminuir a reprovação escolar e a exclusão social dos afrodescendentes. Objetiva, também, trabalhar para o comprometimento e envolvimento das escolas, através de seus gestores, professores e alunos visando a inserção da educação afrodescendente no currículo escolar, além de oportunizar a reflexão e dinamização de práticas pedagógicas que contribuem para a inserção social e educativa do povo negro. Possui como pressuposto metodológico a ressignificação crítica de práticas pedagógicas; estudo e reflexão crítico sobre os fundamentos teórico-metodológicos à Educação da História e Cultura afro-brasileira; a busca à mudança de mentalidade sobre a historicidade do povo negro; e, contribuição para garantia do acesso e permanência na escola, evitando a reprovação para o povo negro. As ações processuais concretas têm como base a realização de sondagem e diagnóstico da realidade escolar no que se refere a: número de alunos negros, currículo escolar e lei Nº 10.639/04; encontros periódicos(1 vez por semana) com professores e gestores das escolas envolvidas para estudo e reflexão de fontes documentais, bibliográficas envolvendo o tema em questão; dinamização das práticas pedagógicas em relação a educação afrodescendente; Avaliação, auto-avaliação e avaliação cooperativa do processo entre os envolvidos; elaboração de relatório parcial e final e publicação e divulgação em atividades de natureza científica.

Palavras-chaves: Educação; Pedagogia; Afrodescendentes


[1] Pedagoga, Orientadora Educacional, Mestre em Educação, Professora do Curso de Pedagogia e Pós-graduação da URI/Campus de Erechim-RS.
[2] Acadêmica do V Semestre do Curso de Pedagogia: Habilitação Educação Infantil, Formação Pedagógica Docente, Gestão Educacional, Bolsista do Programa PIIC/URI

Nenhum comentário:

Postar um comentário