terça-feira, 16 de março de 2010

Grupo de Estudos - Sociedades Complexas: habilidades e competências

O Grupo de Estudos dos Cursos de Licenciatura - GECL - no ano letivo de 2010 estará no período de fevereiro a dezembro de 2010, realizando leituras, reflexão, discussões sobre sociedades complexas: habilidades e competências do educador a fim de propor alternativas educacionais para a formação pedagógica de professores diante a crise existencial das licenciaturas a partir de referências abaixo citadas. Nesse sentido, estará utilizando-se das seguintes ações estratégicas:
1 Leitura prévia de tópicos específicos de textos por todos os membros participantes;
2 Reflexões, análise e coordenação das temáticas por grupo dos membros participantes, assim organizados:
26/02/2010 - Turno da manhã - Sociedades complexas - Dr. Claudio Dal' Bosco - participação professores dos cursos de Licenciatura da URI/Campus de Erechim;

15/07: Turno da Manhã - O termo competência surge como resposta às limitações do ensino tradicional - Curso de Pedagogia - Ana Mokva - Curso de Letras
- A atuação eficiente das competências em um determinado contexto - Vanderlei Decian - Curso de Geografia;
- A competência sempre envolve conhecimentos inter-relacionados a habilidades e atitudes - Anelise Brod - Curso de Pedagogia

30/07 - Turno da Manhã - O objetivo da educação por competência é o pleno desenvolvimento da pessoa - Simone Zanoello - Curso de Matemática
- As competências escolares devem abarcar o âmbito social, interpessoal, pessoal e profissional - Alcione Roani - Curso de Pedagogia
- A aprendizagem das competências é sempre funcional - Nédio Perin - Curso de Geografia
- Ensinar competências significa partir de situações e problemas reais - Lúcia Balverdi - Curso de Letras

17/12 - Turno da Manhã - As disciplinas não são suficientes para aprender competências. - Nilse Schaffer - Curso de Matemática
- O núcleo comum: resposta ao ensino de competências - Paulo Mescla - Curso de Letras
- Os métodos para o ensino de competências devem ter uma enfoque globalizador - Rozane Restello - Curso de Biologia
- Avaliar competências é avaliar processos na resolução de situações-problema - Joseliane Pagliosa - Curso de Pedagogia

Referência:
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. – à Disposição no XEROX Prédio 7
Neste período, haverá controle de freqüência para atestado, perfazendo, no decorrer do ano de 2010, um total de 20 horas. Os painelista receberão atestado conforme temática trabalhada.

Local: Sala 3.13

Nenhum comentário:

Postar um comentário